domingo, 26 de fevereiro de 2012

“Noite dos Coreanos” em São Paulo é sucesso de público e cultura


Por volta das 19:45h (horário de Brasília) na última quinta-feira, 16 de fevereiro, cerca de 250 pessoas – muitos harabojis (할아버지들: senhores / vovôs) e halmonis (할머니들: senhoras / vovós), além de jovens brasileiros – já marcavam presença na Igreja DongYang, Bom Retiro (São Paulo), para o tão aguardado evento que ocorreria às 20:00h: a “Noite dos Coreanos (한국인의 밤)”. A cerimônia celebrou os 50 anos da imigração sul-coreana para o Brasil, bem como enfatizou o fato de a cultura da Coreia do Sul ser tão apreciada na atualidade, mesmo que com seus padrões culturais mais tradicionais entre os próprios coreanos que vivem no Brasil.
Vestida em um hanbok (한복: vestimenta tradicional sul-coreana), a apresentadora Lee SeJin iniciou a cerimônia ao falar sobre a mistura de culturas entre Coreia do Sul e Brasil na atualidade. Ela comparou a admiração que os sul-coreanos têm pelo samba brasileiro à admiração que os brasileiros têm pelo gênero K-Pop. Para tornar os 50 anos da imigração ainda mais inesquecíveis, a escola de samba paulista Vai Vai teve uma ala totalmente dedicada à história da imigração sul-coreana no Brasil, bem como mostrou essa mescla de Brasil & Coreia do Sul ao fazer os participantes sul-coreanos da área de “chão” sambarem. Após muitos agradecimentos aos avós, pais e professores, que mantiveram até hoje a cultura sul-coreana disseminada entre seus netos, filhos e alunos coreanos-brasileiros, teve início a verdadeira “Noite dos Coreanos”.

                      


  

Às 20:10h começou uma sequência de apresentações com uma performance dupla impressionante realizada pelo grupo cover brasileiro KOLORS – convidado diretamente pelo Ministério da Cultura Sul-Coreana para se abrir o evento – onde apresentou ‘STEP’, do KARA, e ‘Hot Summer’, do f(x). Logo depois, um grupo de coreógrafos sul-coreanos chamado TMF - formado por criadores de algumas das mais populares coreografias de grupos do K-Pop – dançou trechos de sucessos como ‘I Am The Best’ (2NE1); ‘Mr. Simple’ (Super Junior); ‘Ring Ding Dong’ (SHINee); ‘Tonight’ (Big Bang); ‘Fiction’ (BEAST) e ‘Sorry Sorry’ (Super Junior).


O segundo momento da noite veio ao som de músicos, instrumentistas e artistas ligados à cultura mais tradicional da Coreia do Sul. Entrou no palco a violinista Do EunHye, que tocou diversos sons populares em tom mais clássico, incluindo o hino sul-coreano e uma versão moderna para ‘Spectacular Spectacular‘, sucesso do filme ‘Moulin Rouge‘. Após uma leva de aplausos para a jovem que acabara de se apresentar, a plateia ficou encantada com os leves e coloridos movimentos de um grupo de dançarinas que movimentavam seus vestidos como verdadeiras flores no palco. Elas fazem parte do Young Eum Art.

Por volta das 20:35h, um outro grupo do Young Eum Art, desta vez de b-boys, realizou uma apresentação que impressionou a plateia, uma vez que seus integrantes executaram saltos e movimentos que iam além do palco e bem próximo ao público. Após muitos elogios, o grupo de dançarinas retornou ao palco vestidas em outro figurino e agora realizando uma performance com leques. Chegou então a vez de um dos mais aplaudidos da noite, um time masculino de taekwondo(태권도), também integrate do Young Eum Art, que mostrou diversos movimentos de luta, saltos e habilidades desta arte marcial sul-coreana.

                                      

O grupo feminino retornou ao palco acompanhado por um rapaz que lançou uma bela fita em direção à plateia e a rodava com sua cabeça, realizando leves movimentos que eram embalados pelos sons de pratos nas mãos das garotas à sua volta. Os grupos de b-boys e taekwondo retornaram juntos ao palco para um dos atos que mais “tirou o fôlego” de jovens e idosos presentes na Igreja DongYang – os integrantes dos 2 times fizeram uma mescla com movimentos de dança e luta. E novamente o grupo de garotas retornou ao palco, desta vez com um toque de tambores tradicionais, seguidas pela reunião dos 3 grupos no mesmo palco para agradecerem pela noite à plateia.
Às 21:07h foi chamada ao palco a dupla feminina Kayarang, formada pelas irmãs gêmeas: Lee SaRangLee YeRang que tocam o instrumento tradicional coreano GaYaGeum e cantam – vale lembrar que elas inclusive já participaram do programa ‘Star King’ na Coreia do Sul. Além de tocarem, as 2 irmãs cantaram a tradicional canção ‘Arirang (아리랑)’, emocionando a todos os presentes.

Depois de algumas lágrimas de emoção, Lee SeJin retornou ao palco, onde voltou a falar sobre a popularidade do gênero samba e do espaço dedicado à história da Coreia do Sul no Brasil durante o carnaval paulistano de 2012.
Na sequência, o Bee Gees Alive – cover brasileiro do trio britânico Bee Gees – cantou alguns clássicos do popular grupo como ‘More Than A Woman‘ e ‘How Deep Is Your Love‘. Foi então a vez dos cantores sul-coreanos subirem no palco e mostrarem seu talento, bem como cantarem algumas canções que foram sucesso de públicos nos últimos 50 anos – por sequência de apresentação foram Hwang SunMinNa MiKyungLee ChiHyun e Kim SeHwa. Os 4 cantores apresentaram uma média de 2 canções, realizando também performances em colaboração e uma performance em conjunto para finalizar a cerimônia.

Um total de 400 pessoas estiveram presentes na Igreja DongYang na noite da última quinta-feira, todas apreciando diversas vertentes do entretenimento cultural sul-coreano em homenagem aos 50 anos da imigração para o Brasil. A noite foi uma realização da Embaixada da Coreia do Sul no Brasil em parceria com o KOFICE.
Confira a seguir material enviado ao SarangInGayo por leitores e membros da  equipe que estiveram no evento:

                                                                        Apresentação do grupo de b-boys
                                                                     KOLORS apresentando cover de K-Pop
TMF apresentando coreografias de sucessos do K-Pop
Apresentação do grupo de taekwondo
Apresentação em colaboração entre os grupos de b-boys & taekwondo
Reunião de todos os grupos que formam o Young Eum Art no palco
Matéria escrita :Por Amanda Ripamonti (equipe SarangInGayo)










Nenhum comentário:

Postar um comentário