quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

KARA




BIOGRAFIA

KARA (카라) é um grupo feminino sul-coreano, formado em 2007 pela DSP Entertainment. É composto por cinco integrantes: Park Gyuri, Han SeungYeon, Jung Nicole, Goo Hara e Kang JiYoung. O KARA é um dos principais grupos do cenário musical sul-coreano e fez sua estreia recententemente no Japão com exito, sendo o artista novato que mais arrecadou no ano de 2010 no cenário musical japonês.
CARREIRA COREANA
O KARA fez sua primeira aparição como um quarteto no programa M!Countdown, em 29 de março de 2007, com ‘Break It’. O primeiro álbum, intitulado ‘The First Blooming’, apresentou o grupo ao público com um estilo maduro e independente, ressaltando a imagem de ‘mulheres fortes e poderosas’.
Dois videoclipes foram feitos para o álbum, ‘Break It’ e ‘If U Wanna’. Por causa da similaridade com o Fink.K.L (outro quarteto de muito sucesso no passado) e o fato dos dois grupos terem sido administrados pela mesma companhia, o KARA ficou conhecido como a segunda geração do Fink.K.L. Após as promoções de ‘Break It’ em programas de TV, o grupo lançou ‘If U Wanna’ como segundo single promocional e, ‘Secret World’ como terceiro single, mesmo sem videoclipe. O álbum ‘The First Blooming’ rendeu ao grupo o prêmio de ‘Melhor Artista Novato’ em maio de 2007, mas apesar do interesse inicial, o KARA foi ofuscado em vendas e popularidade por outros grupos femininos no decorrer do ano. Com um sucesso moderado, as promoções do álbum terminaram em julho de 2007.
Após o fim das promoções do primeiro álbum, começava a elaboração de um novo material, previsto para março de 2008. No entanto, em 28 de fevereiro, Sung Hee anunciou seu desligamento do grupo. Dias depois, o motivo da saída surgiu à tona. Sung Hee prometeu a seu pai que seria capaz de equilibrar seus estudos com as atividades do KARA. Entretanto, ela não passou no exame de admissão da faculdade, então seu pai proibiu que ela participasse de qualquer atividade promocional com o KARA.
Em março de 2008, a DSP Entertainment anunciou que haveriam audições on-line em busca de duas novas integrantes para o KARA. Mais de 6 mil garotas de todo o mundo foram avaliadas. Após alguns meses, Hara e JiYoung foram escolhidas. Em 24 de Julho, ocorreu o lançamento do primeiro mini-álbum, intitulado ’1st Mini Album’. A música promocional, ‘Rock U’, marcava o começo de uma nova etapa do KARA. Como quinteto, a imagem do grupo mudou drasticamente, o novo conceito era fofo e divertido, completamente oposto ao R&B intimidador do quarteto. Aparentemente, ‘Rock U’ não teve o desempenho esperado pela DSP e pelos fãs. Mais tarde no mesmo ano, lançaram digitalmente o single ‘GOODDAY Season 2′, contendo uma continuação da música ‘Good Day’ do ’1st Mini Album’.
Em novembro de 2008, a DSP Entertainment lançou uma prévia do próximo videoclipe do grupo, para a música ‘Pretty Girl’, recebendo 40 mil visualizações em 12 horas. O videoclipe completo foi revelado em 2 de dezembro, recebendo uma resposta bastante positiva do público. O segundo mini-álbum, intitulado ’2nd Mini-Album, Pretty Girl’, foi lançado em 4 de dezembro, com um conceito bem divertido e festeiro. Durante a primeira apresentação da música no Music Bank da KBS, Hara tropeçou no palco e chorou nos bastidores do programa.
‘Pretty Girl’ tornou-se um single de sucesso para o grupo. A líder, Gyuri, atribuiu a popularidade ao novo conceito ‘bonita porém natural’ das integrantes, enquanto a mídia sul-coreana, atribuía o sucesso ao fato do grupo ter encontrado sua própria identidade.
Com a agitada agenda promocional, algumas integrantes foram levadas ao hospital após as gravações do Music Bank em 19 de dezembro, mas a DSP afirmou que não era nada grave.
Em janeiro de 2009, a DSP anunciou o lançamento de uma versão especial do segundo mini-álbum, com uma nova faixa promocional que seria escolhida pelos fãs no site oficial do KARA. Em fevereiro de 2009, o grupo re-lançou o último mini-álbum como ‘Pretty Girl (Special Edition)’ e a faixa ‘Honey’ foi escolhida pelos fãs com 60% dos votos.
O grupo filmou um videoclipe para ‘Honey’ e iniciaram as promoções da faixa. ‘Honey’ rendeu ao grupo a primeira vitória em programas musicais, foram 3 vitórias no M!countdown da Mnet e uma no Inkigayo da SBS. As promoções terminaram em abril com um sucesso inesperado.
O retorno do KARA foi marcado para julho de 2009. Várias fotos promocionais do álbum mostravam mudanças radicais no visual do grupo. A faixa ‘Wanna’ foi lançada no dia 28 de julho e, rapidamente, alcançou o topo de vários charts de música on-line. O videoclipe de ‘Wanna’ e o álbum ‘Revolution’ foram lançados nos dias 29 e 30 de julho, respectivamente.
As promoções começaram no dia 31 do mesmo mês, no Music Bank, onde o grupo apresentou ‘Wanna’ e ‘Mister’. As mesmas músicas foram apresentadas no Music Core e no Inkigayo, fazendo a ‘dança do bumbum’ (butt dance) da faixa ‘Mister’ um dos assuntos mais comentados da internet. Com a popularidade de ‘Mister’ e de sua coreografia, o KARA recebeu diversos convites para campanhas publicitárias. O grupo estrelou mais campanhas em outubro de 2009 do que nos dois anos anteriores somados. ‘Wanna’ também garantiu o primeiro lugar no Inkigayo, sendo a segunda música do grupo a ganhar um Mutizen em um programa de TV. Ironicamente, enquanto ‘Wanna’ era a música principal do álbum, ‘Mister’ acabou sendo mais popular e foi promovida até o final das promoções do álbum. Nessa época, o KARA finalmente conseguiu seu status como um dos principais grupos femininos da Coreia do Sul, ganhando também uma grande atenção de outros países asiáticos, principalmente do público japonês. As promoções do álbum terminaram oficialmente em 18 de outubro.
Após uma pequena pausa, a DSP revelou duas fotos promocionais do novo lançamento em 9 de fevereiro de 2010. As fotos chamaram muita atenção, a popularidade do grupo era bem maior e seu conceito era mais maduro, sombrio e misterioso que os anteriores. Um dia depois, as fotos do álbum foram todas reveladas, o conceito ‘ladras’ ganhou a simpatia do público. A prévia do clipe foi lançada em 12 de fevereiro no site Naver. O mini-álbum, intitulado ‘Lupin’, foi lançado no dia 17 e o retorno aos palcos ocorreu no M!Countdown em 25 de fevereiro.
O videoclipe completo de ‘Lupin’ finalmente foi revelado no dia 22, conseguindo mais de 90 mil visualizações em duas horas. Em 4 de março, o grupo conquistou o primeiro Mutizen de ‘Lupin’, no M!Countdown. As promoções da música foram excelentes, o grupo ganhou 5 Mutizens em programas de TV e o mini-álbum foi um dos mais vendidos de 2010.
Após nove meses de ausência na indústria musical sul-coreana, foi anunciado que o grupo iria promover a faixa ‘Jumping’ na Coreia do Sul e no Japão, simultaneamente. Mesmo com promoções simultâneas, ‘Jumping’ possui dois conceitos diferentes, um destinado ao single japonês e o outro ao 4º mini-álbum coreano. As fotos promocionais do mini-álbum coreano foram reveladas em 3 de novembro, com um conceito geométrico em preto e branco. O grupo fez o retorno aos palcos no Music Core com ‘Burn’ e ‘Jumping’, em 20 de novembro. ‘Jumping’ ganhou o primeiro Mutizen no Music Bank e, dois dias depois, faturou outro no episódio de número 600 do Inkigayo. As promoções de ‘Jumping’ terminaram com as apresentações em especiais de fim de ano realizados pelas emissoras: KBS, SBS e MBC.
O KARA terminou 2010 na Coreia como 3º grupo feminino que mais vendeu durante o ano, com 54 mil cópias. E todo o sucesso em 2010 fez com que o KARA recebesse o ‘Hallyu Honorary Award’ na categoria musical, por todo o sucesso conquistado na Ásia.
CARREIRA JAPONESA
A primeira turnê promocional pelo Japão, ocorreu em fevereiro de 2010, registrando a presença de 3 mil fãs japoneses, ultrapassando a capacidade do local, o que resultou no agendamento de um segundo show em um local maior. Um dos principais fatores que resultaram na alta popularidade do grupo mesmo antes de um lançamento oficial no Japão, foi o apoio de uma celebridade local, o comediante Gekidan Hitori, que admitiu sua admiração pelo KARA. Outro fator favorável, foi um vídeo do KARA sendo exibido no programa ‘Arashi no Shukudai-kun’, apresentado por um dos maiores grupos japoneses, o Arashi. O grupo realizou um encontro com os fãs em 8 de maio com mais de 8 mil fãs em um hotel. No dia seguinte, foi realizado um outro evento com os membros do fã-clube oficial japonês, contando com a presença de 3 mil fãs.
O grupo lançou o ‘KARA Premium Box for Japan’ no Japão, em abril de 2010, consistindo em uma compilação dos lançamentos coreanos. O box também contava com um DVD e as versões japonesas de seus hits, ‘Pretty Girl’, ‘Honey’ e ‘Wanna’. No primeiro dia do lançamento, o álbum ficou em 7º no chart diário da Oricon.
Alguns meses depois, o grupo assinou com a Universal Music Japan e anunciou a estreia oficial no Japão em agosto, com ‘Mister’. No dia 15 de julho, uma prévia do videoclipe de ‘Mister’ foi revelada e o single lançado no dia 11 de agosto.
‘Mister’ excedeu as expectativas e ficou em 5º no chart diário da Oricon. O grupo também realizou uma apresentação surpresa em uma rua bem popular de Tóquio, Shibuya109, mas a apresentação foi encerrada antes da hora por razões de segurança, pois o público era maior que o esperado. ‘Mister’ ficou em 1º no iTunes do Japão como videoclipe e música mais baixados.
O grupo realizou um outro evento com mais de 10 mil fãs no dia 14 de agosto, em Tóquio. No dia 17, a Oricon Style anunciou que o KARA terminou a semana em 5º na Oricon, sendo assim, o primeiro grupo feminino coreano a conseguir uma posição tão boa. As garotas também tiveram a primeira aparição no programa da TV Asashi, o Music Station, no dia 15 de outubro, mostrando a popular ‘Dança do bumbum’ (butt dance). ‘Mister’ foi certificado como ouro pela RIAJ (Associação de Gravadoras do Japão) e, mais tarde, as vendas digitais renderam a ‘Mister’ o certificado de platina, sendo o primeiro grupo feminino coreano a conseguir tal feito.
Em 29 de setembro de 2010, o grupo lançou o ‘KARA BEST 2007-2010′, uma compilação com todas as faixas promocionais coreanas. O álbum ficou em 2º no chart diário da Oricon no lançamento, vendendo 18,223 mil cópias. Nenhum outro grupo feminino conseguiu melhor desempenho com um álbum totalmente coreano no Japão, mais um marco do grupo. Além disso, também conseguiu o 1º no iTunes como álbum pop mais vendido. Em 5 de outubro, a Oricon Style anunciou que o ‘KARA BEST 2007-2010′ terminou em 2º no chart semanal, vendendo 51 mil cópias, fazendo do álbum o primeiro de um grupo feminino sul-coreano a entrar no top 10 do chart semanal da Oricon.
Em 3 de novembro, o álbum conseguiu o certificado de ouro pela RIAJ, e mais um recorde foi estabelecido, as vendas renderam ao KARA o título de primeiro grupo feminino estrangeiro desde os anos 90 a quebrar a barreira de 100 mil cópias vendidas no Japão com um álbum no idioma coreano.
O lançamento do segundo single oficial, intitulado ‘Jumping’, foi marcado para 10 de novembro. A faixa foi escolhida como tema para o programa matinal ‘Mezamashi Saturday’, da emissora Fuji. Em 13 de outubro, as capas das 3 versões do single foram reveladas on-line. A prévia do videoclipe foi lançada pela Universal Music Japan em 25 de outubro. O conceito da música foi inspirado no filme ‘The Girl Who Leapt Through Time’.
O videoclipe oficial foi revelado e poucos dias depois, um novo clipe com o conceito líderes de torcida para as promoções do ‘au Santa’s Challenge’ da KDDI. O single estreou na 5º posição no chart diário da Oricon. ‘Jumping’ rapidamente subiu em outros charts musicais, incluindo em downloads para celular e vendas do clipe no itunes. O single terminou em 5º no chart semanal da Oricon, vendendo 55 mil cópias. Futuramente, o single recebeu certificado de ouro pela RIAJ, alcançando as 100 mil cópias vendidas.
O lançamento do primeiro álbum no idioma japonês ocorreu em 24 de novembro de 2010. O álbum, intulado ‘Girl’s Talk’, foi lançado em 3 versões, contendo também os singles ‘Mister’ e ‘Jumping’, assim como a versão japonesa de ‘Lupin’. ‘Girl’s Talk’ vendeu 107 mil cópias na primeira semana, ficando em 2º no chart semanal da Oricon. O KARA foi o primeiro grupo feminino asiático (não japonês) em 6 anos e 9 meses a vender mais de 100 mil cópias na primeira semana.
O KARA terminou 2010 quebrando vários recordes e deixando sua marca em termos de vendas e popularidade no cenário musical japonês. O grupo foi eleito pela Oricon o artista novato mais bem sucedido em termos de vendas no Japão em 2010, lucrando em torno de 1,3 bilhões de Yen, com 2 singles, 6 álbuns e 1 DVD. Também de acordo com o maior site de ringtones do Japão, o conceituado Recochoku, o KARA foi o artista novato de 2010, conseguindo sucesso em várias categorias do site.
No chart anual de singles da Oricon, ‘Mister’ e ‘Jumping’ ficaram em 67º e 77º lugar, respectivamente. E no chart anual de álbuns, o ‘Girl’s Talk’ terminou o ano na 45º colocação e o ‘KARA BEST 2007-2010′ na 77º. Segundo a Oricon, o total de todos os lançamentos do grupo em 2010, ficaram em torno de 493 mil cópias.
2011 começou com boas notícias, o grupo foi apontado como artista/grupo que mais chamaria atenção em 2011. Em 14 de Janeiro, a RIAJ anunciou o certificado de platina para o ‘Girl’s Talk’, o KARA tornou-se o primeiro grupo feminino sul-coreano na história a conseguir ultrapassar a marca de 250 mil cópias vendidas.
Também em 14 de janeiro, ocorreu a estreia oficial no Japão do drama UARAKARA.


Fonte: iheartkara





Nenhum comentário:

Postar um comentário