domingo, 24 de abril de 2011

Conheça o estilo Lolita ♥

Lolita… esse nome corre louco pela Internet hoje em dia. Em diversos sites cada vez mais pessoas se deparam com garotas que usam vestidos de bonecas, laços gigantes na cabeça acessórios de doces. Mas ninguém sabe dizer ao certo o que é aquilo, algo tão surreal e ao mesmo tempo divertido. Então por que não desmistificar essas pequenas criaturas?

Para você marinheiro de primeira viagem, venho dizer que Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão! Nas ruas de lá podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de bonecas e seus laços gigantescos! O intuito de tudo isso? O mesmo de qualquer estilo visto hoje em dia: se vestir de forma que se sinta bem e usar roupas das quais somos apaixonados.

Não é um bicho de sete cabeças, são somente garotas adotando um estilo que se baseia na forma de se vestir da era do Rococó e da era Vitoriana, e cá entre nós é um dos estilos mais famosos ao redor do mundo! O que? Vai me dizer que não imaginava que esse visual fazia sucesso fora do Japão! Claro que faz, afinal ao redor do mundo temos diversos grupos de lolitas, França, Estados Unidos, Rússia e até aqui no nosso país verde e amarelo!

O nome lolita vem de uma interpretação errada de um termo conhecido. Todos conhecemos aquele famoso livro “Lolita” do escritor Vladimir Nabokov, até teve uma minissérie sobre ele aqui no Brasil. Enfim, depois desse livro o termo lolita ficou designado para as jovens com apelo sexual. Só que as lolitas japonesas não são NADA disso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar garotas fofas que se vestiam com roupas de bonecas. Isso é comum hoje em dia, assim como nós mesmos pegamos termos utilizados em outros países e modificamos o significado. Em resumo, Lolita, no Japão, é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas dizem as más línguas que é culpa dos diversos jornalistas e caçadores de modas.

Como identificar uma lolita, bem isso é fácil! Toda Lolita segue uma base para se vestir. Não é colocar qualquer coisa que se tem no armário, é algo trabalhoso e harmonioso!

Na cabeça sempre temos algum acessório, pode ser um laço enorme, ou um pequeno headdress em formato redondo, mas ele sempre está lá! Seguido de cabelos arrumados e na maioria das vezes cacheados. A maquiagem bonita e não carregada! Um vestido bem acabado com rendas e laços diversos. A saia deste sempre em formato de sino, como deve ser um vestido de boneca. Para acompanhar a saia nada melhor do que uma anágua, afinal para dar aquele efeito rodado a saia precisa de uma ajudinha! Nas pernas normalmente são usadas meias ¾ ou meia-calça, sempre com o fio grosso! De diversas cores e estampas estão sempre nas pernas dessas garotas! E para finalizar, nos pés, um sapato delicado com formato Mary Jane, ou quem sabe botas rendadas e bem acabadas!

Essa é uma base, não uma regra, afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões!

Ai você pergunta, mas todas as lolitas são iguais? Não! Existem vários sub-estilos de lolitas!

Sweet Lolita:

Só o nome já diz tudo! É uma lolita doce! As cores são diversas, nenhuma é proibida, mas as mais comuns são o rosa, o azul bebê e o branco. As estampas mais comuns são as de doces, brinquedos, ursinhos e padrões como bolinhas. A idéia é parecer um docinho!

.

Gothic Lolita:
Primeiramente esqueça as góticas, afinal a ligação entre os dois estilos é quase nada! As Gothic Lolitas são como qualquer outra lolita, porém as cores usadas são mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios mas não abrem mão das rendas, mesmo sendo gothic a maquiagem segue a mesma linha das outras, leve, sem batons pretos e delineador escorrendo!.


Classic Lolita:
Classe e elegância. As Classic Lolitas se vestem de forma com que tenham mais elegância e classe, os vestidos usam padrões mais vitorianos como flores e as cores são mais puxadas para o rosa pêssego, o creme e o preto.





Ainda existem muitos outros estilos, como Punk Lolita, Hime Lolita,Wa Lolita, Casual Lolita…


.Onde compram todas essas roupas? Existem diversas lojas especializadas em Lolita no Japão!
Tem vestidos lindos e que agradam a muitos, na maioria Sweet Lolita no estilo bem clássico e meigo.


Essa agrada a vários gostos, desde Sweet a Gothic, estampados e lisos os vestidos são lindíssimos.

Essas são algumas lojas básicas que vendem roupas para Lolitas no Japão, mas além delas existem uma infinidade de outras lojas! Harajuku é onde a maioria dessas lojas se encontram!

Agora que você já conhece mais sobre esse estilo tão diferente é só aguardar que teremos mais informações sobre ele por aqui, e se por acaso bateu aquela vontade de ser Lolita vá em frente e se divirta, o que importa é se vestir de acordo com a forma como nos sentimos bem!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário